A Decisão!

"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade", Walt Disney

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A virtualidade da vida...

Bem...
Ontem a Abobrinha falava-nos do famoso Twitter...

para quem não sabe.... e novamente o belo do copy paste directamente da menina Abobrinha....

"Para quem não sabe, é um meio usado por jornalistas e outros profissionais do meio, bem como jornais, rádios e televisões, e bloggers como eu, para colocar mensagens, num máximo de 140 caracteres. é como mandar uma mensagem SMS pelo telemóvel, só que é de graça, e consegues meter o link daquilo que tu gostas. Uma noticia, ou o post do teu blog, por exemplo."

(informação retirado de um outro blogue)

Entretanto, o JP Vale dizia no comentário ao post (já na sua versão dois....) que tinha saído uma notícia no Diário de Notícias sobre o comportamento social do mundo moderno..... obviamente que fui cuscar o belo do artigo, mesmo porque apesar de não ser assídua do Twitter.... tenho perfil no Facebook e utilizo regularmente.... Estão as redes sociais a mudar o nosso cérebro? Veja a resposta )

Bem.... segundo o DN....
O Facebook e o Twitter estão a mudar a forma como pensamos. Ao que parece, literalmente.

Segundo uma bela neurologista inglesa os efeitos culturais e psicológicos das relações online vão mudar o cérebro das próximas gerações: menos capacidade de concentração, mais egoísmo e dificuldade de simpatizar com os outros e uma identidade mais frágil

Sim ...
até acredito que seja possível mas também.... actualmente o mundo em que vivemos é totalmente diferente daquele que conhecíamos... eu pessoalmente falo por mim..... as crianças pouco ou nada conhecem aquelas lindas e belas séries de desenhos animados que os Trintões (como eu) viam e que adorávamos..... mais Dartacão.... mais Tom Sawyer ou Verão Azul... o facto é que todos de uma forma geral sabemos e nos lembramos das histórias.... a famosa Geração Heidi como vulgarmente somos chamados....

Mas .... o que eu acho engraçado..... é que num mundo em que as crianças nascem já a falar a língua dos computadores... depois .... exista um artigo que refira.... "Uma geração que cresce com novas tecnologias e num ambiente cultural diverso vai ser naturalmente diferente: da forma como processa os pensamentos, à moral e comportamentos".... contudo... uma mente mais iluminada.... o neurologista Lopes Lima refere ainda..... No entanto, será uma geração mais adaptada às circunstâncias actuais - "faz parte da evolução humana".....

Ai se o Darwin aqui estivesse hoje....
o que é que ele diria da selecção humana!!!!!

Aparentemente anda muita gentinha preocupada com "Há o risco de não valorizar aspectos da vida que não são atractivos no imediato, enquanto se vai mais atrás do prazer rápido", mas... o mais grave aqui é referido apenas no final do artigo.... "Há pessoas que privilegiam a conversa atrás do teclado, onde podem ficar escondidas"....

e isto sim é grave...
porque existe efectivamente um estilo de pessoas que se escuda num teclado.... que tem uma completa segunda vida onde atrás do teclado é totalmente diferente da realidade.... que mentem, ou até omitem detalhes da vida apenas porque... atrás de um teclado nunca serão apanhados....

estas pessoas é que são perigosas....
não é perigoso encontrar amigos perdidos no Facebook, ou no Hi5 ... ou mesmo nos quinhentos mil sites que existem por aí perdidos.... encontrarmos antigos colegas de escola como foi no meu caso que com a vida nos perdemos.... e falamos e trocamos fotografias e imagens e mariquices.... sim? e?????

o problema.....
é quando a mentira se desfaz da realidade... que nem a própria pessoa sabe a verdadeira realidade....

quando existe exagero..... quando as pessoas deixam de viver apenas para estarem sentadas atrás de um computador...
da mesma forma que é errado as pessoas deixarem de viver e passarem a vida sentadas num sofá a ver a TVI ao sábado à noite (é verdade.... para quem não sabe hoje é inagurado o novo canal da TVI..... na TV Cabo.... 24 horas contínuas de TVI... ai jesus.... agora sim.... é que as pessoas se perdem atrás do prazer rápido.....)

e para terminar....
e caso não saibam.... sim porque eu pessoalmente não sabia..... o Facebook tem uma musiquinha..... claro!!!!!!!

Uma musiquinha promocional.... linda linda linda...... (imaginam não é....?) ....
(sendo que o rapazito foi escolhido a primor... qual beleza qual quê..... o que interessa é o fluxo de informação mesmo!!!!!!)

Ora vejam!

29 comentários:

  1. O post é longo e tal, mas ñ me custou lê-lo! Pessoalmente, nem o Facebook nem o Twitter mudam a minha forma de pensar... mas se calhar tb é pk não utilizo nem um nem outro! lol
    As novas tecnologias têm prós e contras, claro... mas eu vejo mais prós do k contras nelas, desde k devidamente aproveitadas!
    Como diz o neurologista k citaste: "faz parte da evolução humana"!

    ResponderEliminar
  2. Olá eu não sei se vão mudar o nosso modo de pensar mas vai mudar decerto o modo como lidamos com os outros e como os conhecemos, quantas vezes já não houve pessoas que se "conheceram" pela net seja em blog ou mesmo no hi5 e depois se encontra e se conhecem pessoalmente não digo criar amizades profundas porque isso requer muito tempo e muita confiança, mas penso que cada vez mais a geração que ai vem vai recorrer a estes locais para conhecer outras pessoas outras culturas sem ser na forma “analógica” :) na disco ou num bar ou pelos amigos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente eu não concordo muito com a notícia. Isto é como tudo, as pessoas têm de ter a noção da realidade. O hi5/Facebook é engraçado, para ter uma rede de amigos, mas não é o hi5 que vai lá estar se eu quiser ir beber um copo, conviver e mesmo ir comprar um livro;) Não é o Hi5 que me vai atender o telefone quando eu quero dar uma novidade ou desabafar, nem é o hi5 que vai almoçar comigo aos fins-de-semana...Tudo tem o seu espaço e há que saber distinguir as coisas. Normalmente, e, a meu ver, as pessoas que se escondem somente atrás de um teclado poderá ser por estar demasiadamente "calejadas" ou mesmo por falta de coragem de enfrentar certas coisas. Qualquer uma delas funciona como um filtro de protecção, mas se elas já são assim ou tornaram-se assim não são estes sites que as vão mudar, se calhar até poderão contribuir para arriscar novamente na vida social, ou não, depende de quem se encontre pela frente...mas isso tb acontece sem ser pela net...é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
  4. acho isso um exagero... nao tenho facebook, mas tenho twitter e em que é que ele muda a minha forma de pensar? em nada. pelo menos pelo que dei conta.
    mas tambem concordo que a internet tem muitos contras. ha pessoas que passam o dia inteiro frente ao computador... :O
    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Olá Bloguótico....
    ainda bem que apesar de longo não te custou a ler....

    mas sim... concordo totalmente...
    faz mesmo parte da evolução humana!

    ResponderEliminar
  6. Completamente Caranguejo....
    já lá vai o tempo em que apenas se conheciam pessoas à noite num bar....

    e não me venham dizer que é mais seguro conhecer um estranho bebãdo num bar a um sábado à noite do que encontrar alguém via net...

    os riscos são similares... é uma questão de se manter alguma distância.... em ambas as situações claro!

    Jinhos

    ResponderEliminar
  7. exactamente Vampirewomen...
    é mesmo necessário ter noção da realidade em que vivemos....

    e concordo contigo....
    tudo tem o seu espaço e tudo deverá ser feito com peso e medida... nesta notícia parece quase que o mundo estará perdido....

    mas minha linda...
    tens a certeza que não é o hi5 que vai almoçar contigo aos fins-de-semana...????

    Jinhos grandes linda

    ResponderEliminar
  8. sim Cabeça no ar...
    é um facto....

    existem imensas pessoas que passam um dia inteiro em frente ao computador...
    como existem pessoas que passam um dia inteiro em frente à TV....
    como existem pessoas que passam um dia inteiro num ginásio....

    o problema para mim não é o estarmos a fazer algo constantemente.... isso até pode ser considerado como hobbie, pequeno prazer... o que seja...

    é o só se fazer isso....
    no exagero é que está o erro!

    ResponderEliminar
  9. Tenho para mim que quem mente na net, mente na vida real. E, como na vida real, há que estar atento e vigilante para topar uma mentira ou um carácter distorcido. E há muito disso por aí!

    Ninguém se apresenta exactamente como é na net, mas as pessoas são muitas coisas. E, como disse do meu lado, é bom termos o nosso espaço para as nossas reflexões e disparates. Acho que falo por todos os que têm um blogue... esse foi o principal motivo para o escrever em primeiro lugar! E as pessoas lêem-no e respondem a ele! E isso é bom!

    Isso do imediato é uma treta: o que é imediato é a colocação da mensagem. A reacção à mesma, parecendo que não, depende de quem está do outro lado do teclado.

    A parte da concentração é que me parece mesmo um disparate: com uma diversidade tal de meios, acho que os utlilizadores AUMENTAM a capacidade de concentração.

    ResponderEliminar
  10. Estes "estudos" malucos fazem-me sempre rir. É só o que posso comentar.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela visita.
    Gostei do teu blog, vou voltar com mais calma para uma visita completa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Abobrinha
    concordo contigo... quem mente na vida real mente na net ....

    mas sim....
    topa-se um pouco quem mente....

    Jinhos

    ResponderEliminar
  13. bem Incapaz....
    muito resumido mas correcto...

    também me ri imenso!

    ResponderEliminar
  14. Estou de acordo com a frase "faz parte a evolução", porque essa é q é essa, nos evoluimos e estas novas tecnologias fazem parte da mesma.

    Eu acho q tanto se mente aqui como pessoalmente, ate pq por aqui, q n é uma coisa cara a cara fica mais facil de sermos nos msm, pelo menos eu assim me sinto, quem não o faz é por maldade ou com 2ªs intenções, mas quem ja vem com essa intenção e pq é uma pessoa assim aqui ou de outra forma.

    Claro que ha perigos, mas hj em dia tudo é um perigo, a minha filha andar na rua é um perigo, logo andar na net não sei se sera pior, claro q eu tento ter alguns cuidados, por ela claro esta.

    ResponderEliminar
  15. por acaso Minhoca...
    actualmente andar na rua é o mais perigoso de tudo!

    ResponderEliminar
  16. Em tudo tem de haver equilíbrio, seja no mundo virtual, seja na vida real... E em todo o lado há aqueles que não sabem distinguir a verdade da mentira nem conhecem limites para o exagero.

    A propósito do teu coment: Sou uma fada, não tenho medo da chuva, e nem vai ser assim tanta quanto isso... lol
    Pelo menos para onde eu vou amanhã!!!

    Vê aqui, é onde eu vejo sempre o tempo, é o mais certo que conheço!http://www.syngenta.pt/meteorologia.asp

    Beijitos :)

    ResponderEliminar
  17. tenho que ver sim senhora menina fada mas...

    as minhas actividades de fim semana serão apenas in doors!

    ResponderEliminar
  18. Mentirosos? muitos minha amiga!
    Cada dia que passa são mais as pessoas que procuram as consultas de estética para corrigir o nariz que cresce!
    Que admirável mundo seria este se o nariz crescesse com cada mentira relatada!
    Ia ser lindo muito lindo mas difícil de circular na rua...
    Pessoas verdadeiras? difícil, muito dificil de encontrar! mas ainda bem que há excepções (para confirmar a lamentável regra)
    Bom fim de semana :)***

    ResponderEliminar
  19. meu caro melga...
    eu cá tenho a honra de conhecer uns tantos honestos e sinceros....

    e como eu não minto...
    isto até corre bem!

    ResponderEliminar
  20. Nem tenho facebook nem twitter e não tenciono a vir a ter...

    ResponderEliminar
  21. acho que sim inwhitelight...
    pelo menos... e segundo o artigo... não te irás perder na vida!

    ResponderEliminar
  22. Tenho! Tu por acaso és hi5? Nunca dei por tal....lol!

    ResponderEliminar
  23. nunca se sabe vampirewomen....

    é que nunca se sabe mesmo!!!!!!!

    :)

    ResponderEliminar
  24. estava a brincar contigo.....

    dah......

    já agora....
    tens planos este fim semana?

    :)

    ResponderEliminar
  25. Tenho...no Domingo vou almoçar contigo Ó Hi5! LOL! Sábado estou de folga.

    ResponderEliminar
  26. eu sábado e domingo não trabalho menina vampirewomen...

    chama-se fim semana tuga!

    ResponderEliminar
  27. Mas eu gosto de ser diferente...LOL!

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário....
talvez a tua pequena decisão...

a nossa vida é feita de pequenas decisões que se transformam em grandes... por isso ... avança!

Possivelmente irá ter uma resposta minha... sim.. possivelmente vou-te responder...

E não te esqueças ... passa por cá novamente! És sempre bem vindo!