A Decisão!

"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade", Walt Disney

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As interrogações da vida ...

A vida passa-nos o tempo a fazer questões...

sinceramente.... chego por vezes ao final de um dia desgastada com todas as interrogações e decisões que são necessárias tomar e decidir em pouco menos de 24 horas... (assumindo que a dormir não é suposto termos que tomar decisões claro!) ...

E obviamente que... para responder a todas as questões e indecisões... baseio-me no passado... mas caramba.... no passado as coisas não correram assim tão bem que... sirvam de um bom exemplo de resposta...

Como é que é suposto se saber qual a melhor decisão....?
Eu sei que sou uma pessoa que tenho por hábito querer adivinhar o futuro mas... e quando se apanha alguém pela frente que é igual a nós... e pior... mais racional e mais futurista??

Como é que é suposto eu saber qual a melhor decisão....? Aliás...

Como é suposto.... se decidir com base em argumentos racionais quando a emotividade salta à vista e nos deturpa qualquer tipo de pensamento racional....?

Aqui alguém me diria...
deixa a racionalidade em casa e segue a emoção.... a emoção é a resposta para as tuas questões... a racionalidade apenas reflecte os teus medos nada mais...

Por mais futuristas que sejamos... como é possível agirmos sem nos defendermos do que se passou na nossa vida....?

Pois...
hoje é um dia de interrogações.... estou num daqueles dias que... a razão se mistura claramente com a emoção e... qualquer decisão que tome me parece a mais correcta e ao mesmo tempo... a mais errada...

Normalmente...
as pessoas... e por pessoas eu quero dizer... as amigas... me dizem... quando uma decisão é para ser tomada tu já sabes... tu já sentes essa decisão.... e quando tentas arranjar argumentos e factos.. é porque não queres tomar essa decisão e... apenas estás a arranjar desculpas...


sim é verdade...

quando se quer alguma coisa... nós efectivamente agimos e fazemos...

quando não conseguimos arranjar todas as razões para o fazer é porque... nos estamos a esconder de algo e estamos a lutar contra algo...

normalmente...
e aqui eu falo por mim... estou em plena luta comigo própria... e a experiência diz-me... que claramente em grande parte das situações eu perco a luta...

e ... nesta situação em particular...
a luta foi perdida... aquela luta comigo própria já era... já foi com toda a velocidade... e claro... eu só percebi hoje... possivelmente alguém terá percebido antes... mas eu... burrinha e teimosa como sou... tive hoje a bela da iluminação...

e agora...
estou em pânico...
em pânico que... qualquer decisão seja a errada... que qualquer das opções em algum dos cruzamentos vá parar a um abismo...

a única diferença para o passado... é que...
desta vez eu confio...
acho que confio no processo... acho que confio nas variáveis... acho que confio que... mesmo que vá parar a um abimo... acho que existe a possibilidade de não cair estratelada no chão...

acho... veremos...



E agora vou dormir que isto não são horas de uma menina linda e pequenina estar acordada...

Boa semana :)

38 comentários:

  1. E num dia em que as interrogações também são mais que muitas cá para os meus lados e não tenho, nem consigo arranjar qualquer resposta minimamente válida para o que escreveste (porque hoje, nem para mim mesma!)... só me resta dizer que esse "Foolish Games" é, nada mais nada menos, que a minha musica preferida de sempre... e que reflecte tão bem o dia que estou a ter.

    beijoss

    ResponderEliminar
  2. Quando mais nada funciona deixa-se o destino seguir. Se tudo corre bem óptimo, senão apanham-se os cacos e recentra-se o caminho.

    No fundo talvez tudo já esteja realmente escrito. Ou talvez não. Mas isso é que faz a viagem interessante.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso Ana...

    eu amo esta musica...
    é uma das musicas que me tem acompanhado ao longo da vida e normalmente quando as interrogações são mais que as certezas...

    Beijinhos para ti e espero que o dia de hoje te corra melhor...

    ResponderEliminar
  4. Confesso Chinook que...
    não acredito que a minha vida já esteja escrita...

    se acreditasse ... deixava de lutar e deixava ir...

    Jinhos

    ResponderEliminar
  5. inda

    Não há decisões perfeitas: há decisões de compromisso. Seja racional seja emocional, qualquer decisão pode sempre voltar-se contra nós.

    A única coisa racional e emocional a fazer ir em frente sem tanto medo que fiquemos paralisados. Isto para o caso de a decisão que tomemos se virar por qualquer motivo contra nós apesar de bem pensada.

    E desejar para si mesmo e para os que queremos bem... sorte! Muita sorte! Porque também é preciso. E para ti, minha linda, desejo-te muita sorte em todas as tuas pequenas e grandes decisões!

    ResponderEliminar
  6. concordo com aquilo que dizem as tuas amigas. ás vezes dou por mim a arranjar mil e quinhentas desculpas para fazer alguma coisa, julgando que é isso que quero e devo e chego á conclusão de que aquele não é o melhor caminho.
    beijinhos

    e a musica, cinco estrelas!

    ResponderEliminar
  7. Obrigado minha linda Abobrinha....

    veremos ao longo da vida se efectivamente sei tomar decisões... ou pelo menos... se sei viver com as minhas próprias decisões :)

    welcome back my darling!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Rosie...
    adoro mesmo esta musica..

    e sim...
    acho que tenhamos 20 anos ou 40 anos... continuamos a arranjar desculpas mas não fazermos ou fazermos algo...

    acho que este é um detalhe que a idade não muda em nada :)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  9. Beijoca! Foi bom sair do ramerrame, mas é bom estar de volta!

    Claro que sabes viver com as tuas decisões. Ninguém disse é que eras perfeita. E para o resto há os amigos!

    ResponderEliminar
  10. Sim abobrinha...
    é um facto...

    é para isso que existem as amigas :)

    ResponderEliminar
  11. Curioso.

    Sempre que tomei uma decisão racional...estatelei-me no chão.

    Raio de mania de não seguir as minhas emoções!

    ResponderEliminar
  12. Bom dia, princesa!

    Já te disse que pensas demais!?!??!
    (Às vezes, acho-te muito parecida COMIGO! :p)

    Não penses tanto, que o que quer que seja, vai correr bem.
    Deixa fluir e não te deixes vencer pelo medo.

    Por muito más que as coisas pareçam, por muito que já tenhas sofrido... Sobreviveste, recuperaste, estás aqui!
    Forte, linda, fabulosa!

    Nada te deitará abaixo para o abismo, e mesmo quando resvalamos, encontramos dentro de nós uma força desconhecida que nos faz continuar!

    Espero que a noite tenha sido boa!

    E tem calma contigo!
    (Adivinhar o futuro é estragá-lo, pois alteras o teu presente, sabias?;) )

    Beijinhos grandes! :)

    ResponderEliminar
  13. Ai Ni...
    será?

    será que as decisões racionais são aquelas que nos fazem cair para o chão???? E que as emocionais são efectivamente as mais correctas????

    será?

    jinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu Fadinha?
    Pensar demais?????

    que disparate linda... que disparate! :)

    O qe dizes.. Adivinhar o futuro é estragá-lo, pois alteras o teu presente, sabias?;)

    será?
    será que ao tentarmos descobrir o presente alteramos o futuro? talvez... talvez mudemos atitudes que depois têm impacto no futuro...

    possivelmente :)

    ResponderEliminar
  15. Não resisto a uma piada futebolística que é a atitude a tomar quando se está perante o abismo: dar o passo em frente! João Pinto dixit!

    ResponderEliminar
  16. Ai Abobrinha ....
    agora fizeste-me rir às gargalhadas!!!!!

    :)

    ResponderEliminar
  17. Por vezes nada melhor que largar as amarras e deixar-nos ir sem destino certo.

    Porquê pensar no que de negativo pode acontecer, de a possibilidade de algo bom é igualmente real?

    beijinhoss

    ResponderEliminar
  18. Será Korrosiva?
    Eu acho que o problema acontece quando passamos a ser mais velhos...

    além dos nossos habitos e rotinas... já sabemos quais as consequencias de algo de negativo na nossa vida...

    e temos demasiadas barreiras...

    Jinhos

    ResponderEliminar
  19. Nem tudo tem que ser mau..

    Mas compreendo-te :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Nem tudo é mau bruxinha...
    antes pelo contrário :)

    ResponderEliminar
  21. Diz-se estatelada e não estratelada.

    Espero que não leve a mal a correcção.

    Voltarei a espreitar mais vezes.

    ResponderEliminar
  22. Pois que a vida estar escrita ou não é um silogismo pois vários contextos filosóficos indicam que uma mente infinita com toda a informação do passado consegue indicar o que se passará com cada entidade no futuro.

    Assim cada tomada de decisão implica um conjunto de alterações ao longo do espaço(multidimensional)/tempo que leva a considerações consistentes e a um resultado único.

    O problema põe-se ao nível dessa mente capaz de deter toda a informação.

    o racional implica alguma determinação pessoal mas uma interrelação tal de todas as entidades que torna o processo quasi-previsível.

    Curiosamente este processo é mapeável a "todas" as análises de religiões e a "todas" análises científicas correspondentes.

    Assim o acreditares que tens uma capacidade de decisão sobre o assunto é um factor dessa previsibilidade de futuro escrito e como tal em nada altera o conceito de tudo estar escrito desde o princípio dos tempos até ao fim dos mesmos e como tal torna-se impossível para ti não o fazeres...

    Desculpa a filosofia barata

    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Não levo nada a mal a correção Demóstenes ...

    mas agora...
    e que tal um comentário propriamente dito ao texto?

    Confesso que me parece mais pertinente que um comentário ao português do mesmo...

    Volte sempre :)

    ResponderEliminar
  24. Ai Chinook...
    confesso que tive que ler o comentário várias vezes... perdi-me completamente na filosofia... que apesar de ser barata... é a minha preferida :)

    e confesso que...
    não consigo entender exactamente o conceito final do mesmo... "Assim o acreditares que tens uma capacidade de decisão sobre o assunto é um factor dessa previsibilidade de futuro escrito e como tal em nada altera o conceito de tudo estar escrito desde o princípio dos tempos até ao fim dos mesmos e como tal torna-se impossível para ti não o fazeres..."...

    se nós acreditarmos em nós e na nossa própria decisão escrevemos o nosso futuro independentemente do nosso destino é isso?

    :)

    ResponderEliminar
  25. Oi ... Tenho andado desaparecida, Obrigado por seres das pessoas que sempre aparece ...

    São as interrogações, questões, indecisões que nos fazem avançar, somos curiosos por natureza, é o que nos faz avançar, evoluir ...

    Mais uma vez Obrigada!!!
    Beijos Anjo Negro

    ResponderEliminar
  26. Querida Eu Mesma

    Qualquer decisão precede de uma escolha e essa escolha será sempre feita pensando que é a melhor. Eu cada vez mais penso nas decisões que tomo sejam elas quais foram talvez por me ter estatelado tantas vezes mesmo assim continuo muitas vezes a bater no chão com algumas decisões mas a vida é assim e por mais cuidado e reflexão que tenhamos sobe um problema temos sempre as variáveis a 50% ou corre bem ou não.
    O conceito é bastante básico mas é assim a meu ver. E minha querida seja qual for a decisão desde que a tua consciência e o teu pensamento estejam tranquilos o resto é o destino que se encarrega.


    Beijinhos já tinha saudades :)

    ResponderEliminar
  27. Linda! Mesmo que te sintas que vais cair num abismo, estarei lá eu para te apoiar, não duvides disso!

    Eu costumo dizer que quando se toma uma decisão tem de se medir as consequências e ver se se consegue viver com elas, tem de se ter noção das coisas e, baseado nisso tomar então a decisão, pois tudo na vida tem consequências das nossas acções....Mas era tão bom que as coisas fossem assim tão lineares não era?Para as coisas simples até funciona... Até contra mim eu falo....

    A única coisas que te posso dizer é que seja qual for a decisão eu estarei cá para te apoiar.

    Um grande beijo minha linda, e nunca te esqueças que seja muito bom ou muito mau, tudo na vida passa....

    ResponderEliminar
  28. Não há melhores decisões, em tudo o que fazemos tomamos decisões que nos levam por um caminho e que nos levam a outras decisões e outros caminhos, a vida tem sentido único obrigatório e a verdadeira decisão acertada é nunca parar de decidir :)

    ResponderEliminar
  29. é um facto caranguejo...
    em qualquer decisão existe 50% de hipóteses de acertarmos e mais uns 50% de hipóteses de falharmos mas...

    concordo...
    desde que não nos arrependemos da nossa decisão... não iremos cair assim tanto :)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  30. é um facto caranguejo...
    em qualquer decisão existe 50% de hipóteses de acertarmos e mais uns 50% de hipóteses de falharmos mas...

    concordo...
    desde que não nos arrependemos da nossa decisão... não iremos cair assim tanto :)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  31. Sim vampirinha...
    tudo na vida passa... tudo é efémero...

    acho que eu estou naquela fase egoista da minha vida em que apenas quero viver fases que valham a pena...

    agora...
    será que eu própria sei o que vale ou nao a pena????

    mas minha linda...
    sim eu sei... estarás sempre cá e eu estarei sempre aí :)

    ResponderEliminar
  32. ótimo texto.
    Muito bom teu blog, gostei daqui.
    Maurizio

    ResponderEliminar
  33. Tu mesma,
    este texto só é possível de ser feito por alguém que é verdadeiramente emocional e verdadeiramente sensível. A racionalidade e a lógica são tantas vezes máscaras que usamos para nos defendermos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. sim Gajo Apenas...
    acho que sou mesmo verdadeiramente emocional e verdadeiramente sensível.. mesmo que não queira e que lute verdadeiramente contra toda a emotividade...

    talvez o que digas seja verdade...
    talvez use mesmo a racionalidade e a lógica como forma de me defender das maldades da vida...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário....
talvez a tua pequena decisão...

a nossa vida é feita de pequenas decisões que se transformam em grandes... por isso ... avança!

Possivelmente irá ter uma resposta minha... sim.. possivelmente vou-te responder...

E não te esqueças ... passa por cá novamente! És sempre bem vindo!