A Decisão!

"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade", Walt Disney

domingo, 30 de agosto de 2009

O meu mundinho....

Hoje sinto-me triste....
sinto-me estranha... sinto como se o passado tivesse regressado....

não da mesma forma... e muito menos com a mesma intensidade mas... o vocabulário português tem de facto este problema... o problema de falta de fluência de palavras para o mesmo assunto...

sinto-me apática... sinto que.... estou perdida... parece tudo o que faço para me proteger das eventualidades da vida tem o efeito contrário... me defende de tal forma de tudo que... ninguém tem a capacidade de entrar... e pior...

eu não deixo nada nem ninguém entrar e afectar o meu mundinho...
só essa possibilidade me aterroriza mas... o pior... é que o que acontece também faz mossa e pior... não me reconheço...

é que...
esta não é a Eu Mesma! que eu conheço.... intransigente inflexivel.... estranha... muito estranha...
realmente...
existem situações que de facto nos afectam bem mais que o queremos, achamos e pensamos....

acho que... me tornei demasiado independente com tudo o que me aconteceu... acho que subi de tal forma a barreira de protecção que agora nem eu própria a consegue baixar quanto mais alguém a transpor...

agora...
será que... é essa a pessoa que a vai conseguir transpor....? Será que... a luta valerá a pena...?

Confesso que não sei...
confesso que tenho medo... tenho efectivamente medo que ... não só a luta fique perdida como também tudo o que eu construi dentro do meu mundinho....

mas pela primeira vez... estou a ter dúvidas... sobre a qualidade deste mundo que criei... será que apenas pensei em me defender e em conseguir ultrapassar tudo e sobreviver que me esqueci... de como é que realmente se vive acompanhada?

Ou será que....
estou a ser novamente tão racional que... pela primeira vez percebo que... no meu mundinho não deixei espaço para a emotividade... que cortei esse cordão umbilical de uma forma tão clínica que... não deixei de nenhuma forma a emoção me afectar...

Tenho saudades...
tenho saudades do tempo em que brincava com bolas de sabão... e olhava para o mundo com um brilho nos olhos...

Tenho saudades...
daqueles momentos em que... não tinha nada a perder... em que me atirava de cabeça com uma emotividade extrema e ... não tinha nada a perder...

Tenho saudades... daqueles tempos em que... eu dava oportunidades a mim própria de viver... que eu sabia que apesar de tudo correr mal pelo menos ... eu tinha tentado...

agora...
será que eu admito a tentativa como algo natural?



Não sei...
não sei mesmo...

Bom inicio de semana :)

71 comentários:

  1. Como te entendo minha querida.

    Ao longo dos últimos anos criei um muro que considerava intransponível.

    Mas existem sempre pequenos erros de construção que permitem as infiltrações. Mais tarde ou mais cedo abrem-se pequenas brechas e, quando menos esperámos, surge um desabamento!

    É óbvio que na maioria das vezes temos necessidade de reconstruir o muro. Mas quero crer que uma vez por outra vale a pena deixar o muro cair para podermos ver o mar até ao infinito...

    Neste momento estou na fase de reconstruir o muro mas, quem sabe, seja altura de veres o mar..


    Beijo

    ResponderEliminar
  2. A minha música favorita: Iris. demais, muito mesmo, que nem tenho espaço para outras palavras.

    Quanto ao teu estado de ânimo, forcinha que essa tua estranheza irá passar. ès sempre tão "Pra frentex" e isso vai passar!

    beijoca!

    ResponderEliminar
  3. Adoro esta musica Iris...
    em momentos complicados a sua força me deu forças para continuar...

    e sim...
    vou ficar melhor desta "estranheza...."

    não sei... é que algum dia vou ficar curada de tudo e partir todas as pedras à minha volta...

    :)

    ResponderEliminar
  4. Ai Ni.....

    acreditas que adorei e amei o teu comentário... para partir o muro e ver o mar...

    Talvez...
    talvez seja este o momento pelo menos de eu perceber se... alguma ver mais vou querer ver o mar deste prisma...

    mas...
    não sei... acho que pela primeira vez sei exactamente o que está em jogo... sei exactamente o que é perder a paz de espirito.. e por mais que eu queira baixar esse muro...

    pela primeira vez dou por mim a não saber de facto fazê-lo...

    acho que... fui muito boa a construir este murinho...

    Beijos grandes linda

    ResponderEliminar
  5. Minha querida...

    Percebo-te tão bem!!!!

    E adorei o comentário da Ni, sim.

    Há sempre problemas de construção, há sempre alguém que sabe escalada... :D

    É engraçado, ainda há tempos comentei noutro blog:
    "Quanto aos muros... Todos nós os criamos, mas aquilo que nos protege também impede que algumas coisas boas acedam a nós. E encontrar o ponto de equilíbrio entre protecção e isolamento não é fácil."

    Talvez neste momento estejas numa fase de mudança, de ponderação. De saber se vale apena manter o muro ou seres tu própria a deitá-lo abaixo.

    Repara: és forte.
    Sofreste, foste abaixo, subiste de novo.

    Mesmo que caias de novo, cá estaremos, tanto os teus amigos virtuais como os teus amigos reais.

    Não temas destruir o muro, pois mesmo sem ele, mesmo que o teu brilho seja cristal, na verdade, és feita de diamante.

    Linda, forte e... Eterna.

    Beijos grandes, querida, e descansa.
    Vai ver as estrelas, vai ver o mar, vai fazer algo que te dê prazer. :)
    Vai soprar bolas de sabão para a janela e ver como é o brilho delas à noite. :D

    E qualquer coisa...
    Estou aqui. :)

    Xi-coração, princesa. :)
    **************************

    ResponderEliminar
  6. estás numa altura de mudança... hás-de ultrapassar isto e o teu muro acabará por ficar com a "altura" correcta, mais tarde ou mais cedo. és forte o suficiente (e muito mais) para que consigas aguentar e ultrapassar esta fase :) força!...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Fadinha...
    és uma linda.... e eu adoro-te mesmo :)

    Soprar bolinhas de sabão e olhar as estrelas... eis algo que amo...

    :)

    Beijos grandes minha linda

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Rosie... :)

    sim... ultrapassar sim acredito que o faça... agora... se o muro vai abaixo... ja tenho mais algumas duvidas...

    ResponderEliminar
  9. O meu blog está cheio de textos como este, cheio de perguntas como estas, cheio de dúvidas e medos como os teus.

    Será que as portas se voltarão a abrir?

    Eu acredito que sim... um dia destes, quem sabe...

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre achei que criar muros de defesas ao nosso redor nos poderíamos fechar dentro dos mesmos, talvez seja a melhor defesa a curto prazo mas para um futuro pode ser bem complicado sair dessa fortaleza.

    Talvez esteja na hora de deitar abaixo essas muralhas e deixares entrar um pouco mais de luz e ver esse mar que a Ni fala.
    E não te sintas triste linda és uma pessoa forte e no fundo tu sabes isso e caso necessites sabes o mail.


    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Minha linda

    Nada na vida é estanque, tudo regressa. Os medos, as alegrias, tudo volta porque não mudamos de um dia para o outro. Daí o sentimento de eterno retorno a todas as zonas de conforto e desconforto que viveste e criaste.

    Se um dia confiaste e não foram merecedores da tua confiança é natural que tenhas erguido um muro. Mas sendo a miúda carinhosa e romântica que és, não queres que o muro de protecção fique para sempre. Mas... também não convém que caia de um momento para o outro!

    A Eu Mesma que conheces são muitas pessoas e muitas facetas. O tempo se encarregará de te trazer equilíbrio entre todas elas.

    E se alguém quer deitar abaixo o teu muro... tem que te aceitar com tudo o que viveste, todas as tuas reservas e tudo o que tu és. Só assim te merecerá.

    ResponderEliminar
  12. Será Ana?
    Eu acredito que sim... acredito mesmo...

    agora... será que as portas se irão abrir completamente? Não... acredito que não....

    ResponderEliminar
  13. A minha tristeza caranguejo não é especificamente por causa da construção do muro...

    mas sim por causa de frases ditas.... em momentos diferentes, mas com uma sonoridade muito semelhante...

    :(

    ResponderEliminar
  14. Eis uma excelente frase Abobrinha....
    se alguém deitar abaixo o meu muro....

    e quando.... esse alguém também tem um muro erguido?

    Duvido que seja possivel tanta demolição...

    Jinhos :)

    ResponderEliminar
  15. Como eu te consigo entender, a cada dia que passa, a minha " redoma" vai ficando cada vez mais forte, impossibilitando qualquer acto de aproximação de quem quer que seja, não foi isto que sonhei para mim, dúvido que seja isto que quero para mim, mas não consigo alterar esta forma de pensar ;)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  16. Ai Bruxinha...
    disseste mesmo bem....

    ... não foi isto que sonhei para mim, dúvido que seja isto que quero para mim ...

    enfim....

    ResponderEliminar
  17. Agora penso, tudo a seu tempo, sempre vou tendo esperança, mas só aqui entre nós :) dúvido que vá mudar esta forma de pensar, é que tal como tu , também me habituei a viver de uma forma independente e não sei se consigo mudar isto, enfim, melhores dias virão, força aí.

    ResponderEliminar
  18. Eu mudar penso que consigo bruxinha...

    agora...
    se a mudança é ou não suficiente.... já tenho as minhas duvidas...

    ResponderEliminar
  19. Um passinho de cada vez ...
    tal como me ensinaste ;)

    Jinhos

    ResponderEliminar
  20. Pois foi bruxinha...
    baby steps mesmo... :)

    ResponderEliminar
  21. Eu Mesma

    Se a outra pessoa também tem um muro erguido, então sabem ambos do que estão a falar e pode ser um ponto de entendimento. Pode aproximar-vos, desde que falem o suficiente. Abrir a boca, fazer uma lista de "eu tenho medo de" pode ajudar.

    Não é um gesto que abra brechas no muro um do outro, mas ao menos sabem o que é que dói. É um bom teste ao respeito pelas dores e barreiras um do outro. Um dia disse a alguém "isto dói-me, não me faças isso". E ele... fez exactamente o que sabia que me doía! Prova de que não me respeitou nem aos meus sentimentos. Foi logo carta fora do baralho! Infelizmente de uma maneira tão explosiva e irreversível.

    ResponderEliminar
  22. Estou a ver que andamos como questões semelhantes... eu por mim e pelos outros também...
    nada como começar a "matutar" a sério...porque se surgem certas questões devem e tem q ser resolvidas... porque também delas depende a nossa vida o nosso rumo afinal...
    beijos grandes e xi coração

    ResponderEliminar
  23. Abobrinha...
    Uma lista de "eu tenho medo de" até pode ajudar mas... acreditas que me faz um pouco confusão fazer uma lista dessas?

    Não sei...
    parece-me demasiado analiticamente racional....

    ResponderEliminar
  24. Beijos grandes Big Girl....

    e boas contruções ou demolições de muros :)

    ResponderEliminar
  25. Concordo com a Abobrinha.
    Fazeres uma lista, mesmo que a não partilhes, consciencializa-te dos teus medos, apreensões, proibições.
    E se ao lado, fizeres uma lista de "como derrubar" e de "deixar ficar este tijolo para protecção", talvez acabe por ser um exercício de autoconhecimento válido e interessante.

    Posteriormente, decides se partilhas a lista ou não. E se a partilhas toda ou não. :)

    Uma das coisas que eu aviso logo aos gajos é:
    "O único homem a quem eu passarei roupa a ferro (que eu abomino) é ao meu filho, e por ser meu filho."

    Parece estupidez, mas lá está: um dia, assumiram que eu era a criada lá de casa, e eu não o sou.
    Portanto, está o aviso dado. ;)

    Beijinhos e tem calma.

    No fim, tudo acaba bem. Se ainda não está tudo bem, é porque ainda não chegou ao fim. :D

    Kiss

    ResponderEliminar
  26. Fadinha....
    eu essa lista mentalmente até já a fiz....

    o meu problema agora é a integração dos meus medos com os medos de outra pessoa e as expectativas de ambos....

    não tenho a certeza se não serão efectivamente diferentes....

    :)

    e não...
    tb não passo a ferro nem a minha propria roupa quanto mais a de um homem :)

    ResponderEliminar
  27. Escreve-a.
    Observa-a, estuda-a.

    O resultado é diferente do mental. :)

    Ainda bem que há pessoas que gostam de passar a ferro... Eu pago para isso, mas fico TÃO, mas TÃO aliviada!!! :D

    Kiss :)

    ResponderEliminar
  28. Eu Mesma

    Eu partilharia a lista com a outra parte. Mais que não seja para haver a consciência de terem feito o que podiam para as coisas funcionarem... ou para concluir que não haveria maneira de funcionar e partir para outra sem deixar coisas para resolver. Quando partilhei a minha correu mal... mas não fiquei na dúvida!

    É curioso que falem de pequenas coisas como passar a ferro (sobretudo quando ontem passei uma pilha dela e realmente odeio). É que por vezes são as pequenas coisas que fazem uma relação entrar em processo de erosão. E não havia necessidade!

    Mas os medos e expectativas (as grandes coisas)... é importante falar explicitamente disso.

    Mas tudo com calminha. Não é a questão de ser calculismo, mas de levar as coisas com a leveza necessária.

    ResponderEliminar
  29. Hum, percebo-te...

    Deixo-te o meu beijinho

    ResponderEliminar
  30. Achas Fadinha?

    Achas que ao escrever o resultado se altera?

    Não sei...
    o que eu sou é que sim... aidna bem que se pode pagar para alguém simpático passar a ferro...

    odeio aqueles dois objectos.. o ferro e a tábua!

    :)

    ResponderEliminar
  31. Acho que tens razão Abobrinha...

    mas confesso que ainda não tenho a racionalidade mental para fazer e partilhar e discutir tanta coisa pequena que mentalmente é um autêntico elefante....

    tenho que deixar amadurecer algumas coisas....

    Passar a ferro a um domingo à noite?

    Eis algo que eu odiaria ter feito ontem :)

    ResponderEliminar
  32. Eu Mesma

    Curiosamente, passar a ferro tornou-se menos penoso desde que arranjei a bendita da televisão. I wonder why! E como eu passo por objectivos, fui-me distraindo com o "Dexter"... e fiquei até à 1 e tal da manhã, o que é um exagero mesmo para mim. Mas olha, reduzi a pilha de roupa para passar!

    As coisas não podem ser elefantes, linda. Têm que ser um pedaço mais simples, mais leves. Há que levar as coisas com seriedade e honestidade (coisa que não peço de ti porque as tomo por garantidas, pelo que cairia em redundância)e... leveza. Levar assuntos do coração como pesos é caminho para o desastre. E nada vale isso.

    ResponderEliminar
  33. Sim Abobrinha...
    seriedade e respeito é algo que eu primo...

    confesso que nesta situação... respeito e seriedade existem.. até demais :)

    Dexter e ferro de passar a roupa... eis uma imagem que me dá nauseas...

    :(

    ResponderEliminar
  34. "Dexter e ferro de passar a roupa... eis uma imagem que me dá nauseas..."

    Troca o Dexter por sopa de feijão-verde e eu vomito-me toda... :s

    ;)

    ResponderEliminar
  35. Dexter, ferro de engomar, tábua de passar a ferro e homicídios sangrentos... parece-me uma óptima combinação!

    ResponderEliminar
  36. Ai Fadinha...
    entre o dexter e o feijão verde.. venha o diabo e escolha :)

    ResponderEliminar
  37. nãooooo abobrinha...

    a minha noite de ontem foi mesmo... Sofá, Irmãos e irmãs e muitos cigarros....

    :)

    ResponderEliminar
  38. Os cigarros é que estragam tudo... :p

    Ando doidinha por experimentar uma conchanata...

    Talvez nas minhas microferias de Setembro! :D

    ResponderEliminar
  39. Muito francamente não sei o que te dizer, eu tb toda a vida fui fazendo um muro crescer à minha volta, nunca deixei ninguem o passar, mas um dia, alguem o passou, e eu descobri que é bom viver, é bom sentir, é bom...não importa o depois pa no fim, mesmo que não tenha um final feliz, pelo menos eu posso dizer que vivi e senti, se depois o muro vai ser ainda maior e mais dificil de passar??? provavelmente, mas o que de bom eu vivi isso ja ninguem me tira.

    ResponderEliminar
  40. Nunca experimentaste Fadinha?????

    Não.... vai experimentar kida... nem sabes o que estás a perder...

    pois.. os cigarros estragam o meu brikho natural mas... como eu tenho uma luzinha maravilhosa e incandescente... assim sempre disfarça mais :)

    ResponderEliminar
  41. ai agora deu-me assim uma pontada de hiper convencida credo :)

    ResponderEliminar
  42. Talvez Minhoca...
    talvez seja verdade sim...

    mas o meu muro já tem não sei quantas camadas de cimento.... eis o problema...

    já não é assim tão fácil partir os tijolos...

    :)

    ResponderEliminar
  43. Nem nunca tinha ouvido falar, foi aqui mesmo...

    Depois li algo sobre elas não sei onde e ficou mais aguada.

    Sim, se puder, experimento!


    Quanto ao teu brilho... É inquestionável...
    O fumo serve para o atenuar, é?? :p

    Prefiro que brilhes apenas, deixa lá o smoke... Polui-te por dentro, bleeeargghhh..

    E hoje está-me a dar para te "massacrar" com o fumo... :p

    beijinhos frescos e puros da montanha! :)

    ResponderEliminar
  44. beijinhos frescos e puros da montanha Fadinha??????

    credo....
    pelo menos da serra... serra da estrela, de sintra ou da arrábida....

    todo o resto é campo... e mim não gosta do ar da montanha... demasiado purificado :)

    ResponderEliminar
  45. ... cigarros... fumo...

    ...smoke on... RED BULL AIR RACE... Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeah!!!

    ResponderEliminar
  46. Bem, com os incêndios que andam aí, não está ssim tão puro, mesmo... :s

    Mas de resto... :D

    ResponderEliminar
  47. Eu tb achava que o meu tinha, estava certa q estava bem seguro :), e ele, sem eu dar por isso, partiu :)

    E mesmo que não seja o final que eu queria, não me arrependo nem por um minuto por n ter logo tapado o buraco

    ResponderEliminar
  48. Nem te respondo Abobrinha....
    nem te respondo....

    ja sei a tua opinião ao fuminho incandescente que sai constantemente da minha boquinha :)

    ResponderEliminar
  49. De resto Fadinha...
    está demasiado puro...

    eu cá adoro a poluição citadina de Lisboa :)

    ResponderEliminar
  50. Não Minhoca?

    Ainda bem... eu também do passado apesar de tudo o que correu bem, mal e péssimo... confesso que não me arrependo de nada...

    quanto ao futuro... confesso que tenho agora a mania de no presente tentar prever tudo...

    e a porra da vida está sempre a mudar... em 5 segundos toda a minha estrutura sofre um embate....

    ResponderEliminar
  51. A cada pantufada que levamos da vida erguemos mais uma volta de tijolos à volta do nosso eu emocional.. o pior é quando nos damos conta que não só enfiamos a parte emocional como a física dentro de um muro demasiado alto!

    Toca a desmanchar esse muro, não à pancada que seja mais forte que a alegria de estar de braços prontos a receber as alegrias da vida!


    beijinhoss :)

    ResponderEliminar
  52. Ai Korrosiva....

    hoje estamos mesmo filosóficas :)

    ResponderEliminar
  53. É só hoje Eu mesma! ...que a mim dá-me forte, mas passa a uma velocidade louca ;))

    ResponderEliminar
  54. Mais tarde ou mais cedo as respostas a essas perguntas acabaraão por surgir!! :D

    ResponderEliminar
  55. Muitas vezes me apeteceu escrever o mesmo. e nunca baixo a "reta-guarda". No entanto, julgo ser importante fazê-lo.
    Por isso minha linda... forcinha e tenta.. nao custa tentar. Se der, deu.. se nao der.. a vida continua. e o sorriso no teu rosto tambe continuará :)

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  56. Ora bem... muros é comigo!
    Ergueste uma autêntica linha de defesa à tua volta, certo? Nada de errado, até por tudo o que te disseram e por tudo o que passaste. E agora deste de caras com alguém que também tem uma bela estrutura montada à sua volta. Pois... o que fazer?
    Falar é fácil, mas como a Ni diz, às vezes as linhas de defesa abrem brechas e é por essas brechas que a luz pode entrar de novo.

    ResponderEliminar
  57. e que tal as respostas bloguótico?

    preferia.... confesso :)

    ResponderEliminar
  58. Quem me dera que fosse assim tao facil Indecisa...

    nós so temos a capacidade de baixar a guarda se nos sentirmos com segurança...

    Jinhos

    ResponderEliminar
  59. Sabes storyteller...
    como disse à indecisa...
    nós so temos a capacidade de baixar a guarda se nos sentirmos com segurança...

    se a outra pessoa tem um muro bem montada... e há que convir... os homens têm mais jeitinho para construção civil... a parte da segurança desaparece...

    e como tal...
    não é assim tão facil baixar o que quer que seja...

    ou será que é?

    Jinhos

    ResponderEliminar
  60. Eu acho que se devias ter bebido dois shots de vodka depois de teres escrito este post. Ias ver como te sentias bem melhor.

    ResponderEliminar
  61. Bem Mister Peter...
    acredito que sim... :)

    mas.. estava em casa e em casa não tenho quase álcool nenhum.... e muito menos vodka...

    além de que era domingo à noite...

    :)

    ResponderEliminar
  62. Mais conformada Big Girl?

    é mais isso ....
    além de que.. ontem fui ao estádio ver o Benfica dar uma mega goleada ao setúbal... isso anima qualquer pessoa :)

    ResponderEliminar
  63. Regresso de férias e encontro-te assim tristinha... não pode ser... vá.. arrebita...

    Li-te, entendi-te e revi-me em algumas f(r)ases... e nos muros/protecção que criamos...

    Mas agora toca a arrebitar, ok? vá, up!!!

    Beijo esvoaçante :)

    ResponderEliminar
  64. Já chegaste Maripoza.....

    e como correram as belas vacances????

    :)

    muito insecto???? :)

    ResponderEliminar
  65. :) correram bem :) agora é o "back to life, back to reality", que está a ser difícil....

    Beijinho

    ResponderEliminar
  66. Devagaridnho maripoza...
    não te canses demais :)

    ResponderEliminar
  67. Realmente neste post estás muito nostálgica, receosa e confusa. Todos temos momentos desses mesmo aqueles que têm alguém sempre do lado. Eu construí esse muro em relação às amizades pois felizmente em relação ao amor encontrei-o muito cedo. You gotta let go. Tenho um post planeado para breve em que falo disso: o direito a errar!!!! JÁ canta a Joss Stone:
    I've got a right to be wrong
    My mistakes will make me strong
    I'm stepping out into the great unknown
    I'm feeling wings though I've never flown
    I've got a mind of my own
    I'm flesh and blood to the bone
    I'm not made of stone
    Got a right to be wrong
    So just leave me alone

    Por isso deixa cair o muro. Se correr mal...tás no teu direito =)

    ResponderEliminar
  68. é verdade inwhitelight....
    estou no meio direito mas...

    o deixar cair o muro por vezes pode magoar e isso eu não estou disposta a fazer....

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário....
talvez a tua pequena decisão...

a nossa vida é feita de pequenas decisões que se transformam em grandes... por isso ... avança!

Possivelmente irá ter uma resposta minha... sim.. possivelmente vou-te responder...

E não te esqueças ... passa por cá novamente! És sempre bem vindo!