A Decisão!

"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade", Walt Disney

terça-feira, 29 de junho de 2010

"O essencial é invisível aos olhos...."

Hoje é o 110º aniversário de Antoine de Saint-Exúpery...

Confesso que nunca poderia deixar passar este dia...
O livro "O principezinho" é daqueles livros marcantes da infância e adolescência que... por mais anos que passem... deixa uma marca de carinho e doçura ....

Existe um número infindável de frases de Saint-Exupery... de frases do Principezinho.... que não vale a pena começar aqui a escrever mas...

a que mais marca o livro... aquela frase que no mundo que hoje corre mais faz sentido...

"O essencial é invisível aos olhos...."

Actualmente todos nos prendemos com detalhes que não fazem a diferença... prendemo-nos por situações as quais não nos trazem mais valia nenhuma e contribuem em pouco para a nossa felicidade mas...

continuamos a insistir que somos donos da verdade...
e continuamos a acreditar que os nossos olhos tudo vêem... que o nosso coração tudo sente e pior que tudo... que o nosso cérebro pensa mais e mais que o dos outros...

Pelo menos no dia de hoje...

Faz sentido relembrar que nem tudo está à nossa frente...
Hoje faz sentido sentir que por vezes... nem tudo é preto no branco e que nem tudo o que rodeia faz sentido segundo a nossa própria bitola...

Ainda hoje me lembro...
O que senti quando li este livro pela primeira vez...
Adorei a capa... adorei as ilustrações e li de enfiada todas as páginas... automaticamente voltei ao inicio e re-li tudo novamente...

Lembro-me que sorri no final...
Lembro-me de sentir algo bom dentro de mim... Lembro-me de ter adorado o livro... de ter adorado a história e ... de sorrir com carinho ...

De facto podem existir momentos e pessoas marcantes mas... também existem livros marcantes... existem livos que mesmo passados 20 anos ainda nos fazem recordar um momento....

Pelo menos hoje eu quero lembrar-me que nem tudo o que eu vejo é tudo...
Pelo menos hoje eu gostava de acreditar que iria passar a lembrar-me diariamente que... "O essencial é invisível aos olhos...."

E nem posso dizer que fica a intenção porque... nem sentido faz...
Humanamente falando... apenas o que se vê é que é considerado por nós como essencial....

De qualquer forma... quem ainda não leu este livro que pense em comprar hoje... quem leu ... hoje é um dia tão bom como amanhã para reler e ...

e para quem quer mudar o mundo como eu....
Nunca mas nunca esquecer que... nem tudo o que vimos é tudo o que está à nossa frente... que nem tudo o que sentimos são as unicas sensações que existem e ... mais importante...  que não somos nem donos da razão nem... da verdade e ... nem somos mais importantes que os outros.

Mesmo que...
Os nossos problemas sejam sempre, mas sempre, mais graves que todos os outros!

Fiquem Bem!

11 comentários:

  1. Confesso... nunca li "o principezinho". Grande falha minha, eu sei:-)

    ResponderEliminar
  2. Li e gostei muito. O que não entendo é como é que deram o nome de um tipo que morreu num acidente de avião a um... aeroporto! Esse e o Francisco Sá Carneiro. Mistérios!

    ResponderEliminar
  3. Ana...
    vai comprar... vais adorar...

    :)

    ResponderEliminar
  4. eis aqueles misterios da vida real abobrinha que não se entendem...

    :)

    ResponderEliminar
  5. Estou com a Ana, nunca o li totalmente, apenas excertos em livros da escola.

    E sim...
    O essencial é invisível aos olhos.

    Na verdade, quando vemos melhor é quando vemos com o coração.

    Um beijo grande, querida :)

    ResponderEliminar
  6. Fadinha...
    tens que ler... a sério...
    o livro tem uma mensagem fantastica!

    E sim..
    o essencial é mesmo invisivel aos olhos... é uma pena...

    :)

    ResponderEliminar
  7. É dos tais livros indispensáveis em cada biblioteca.

    Recordo-me quando estava grávida da minha filha mais velha de ter entrado numa casa para lhe comprar a 1ª roupa de bebé. A 2ª casa onde entrei naquela mesma tarde foi a livraria Bertrand na Rua 31 de Janeiro para comprar o livro. Foi o 1º da já extensa biblioteca que ela possui.

    Fiz o mesmo à mais nova. Tenho 3 exemplares em casa. No outro dia trouxe o meu para o local de emprego. Para me recordar que “é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.”

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de palavras estão por aqui.

    Se todos pensássemos como tu o mundo ESTAVA com toda a certeza mais bonito... ou melhor muito mais bonito.

    :-)))

    ResponderEliminar
  9. Estava de facto muito filosófica Miudaaa :)

    ResponderEliminar
  10. Já o li, e adorei, é um daqueles livros que marcam nossa vida, que após terminá-lo, desejamos não o ter concluido, nos deixa não saciados, querendo uma continuação,querendo mais...tão simples e ao mesmo tempo grandioso...parodoxos da vida!

    Agora que filosafastes, isso vc o fez,belas são suas palavras!!!

    Adoro ler-te...
    Xeros!

    ResponderEliminar
  11. Marca mesmo Lúria Stael:)

    Obrigado pelo carinho

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário....
talvez a tua pequena decisão...

a nossa vida é feita de pequenas decisões que se transformam em grandes... por isso ... avança!

Possivelmente irá ter uma resposta minha... sim.. possivelmente vou-te responder...

E não te esqueças ... passa por cá novamente! És sempre bem vindo!