A Decisão!

"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade", Walt Disney

domingo, 8 de julho de 2012

E porque para sonhar ainda não se paga imposto...


Nunca fui grande apreciadora de poesia...
Gosto de alguns poemas é um facto mas... poesia não é das minhas literaturas de eleição ...

Contudo... A Pedra Filosofal é para mim quase um alicerce... Estes versos marcaram-me ao longo de toda uma infância... e de uma adolescência conturbada... hoje relembro novamente depois de ter lido uma reportagem sobre o continuarmos a sonhar... o nunca perdermos a capacidade de sonhar mesmo nos momentos mais complicados...


Ao longo da minha vida foram inúmeras as situações que estes versos me apareceram na mente ... as palavras são de tal forma simples que... facilmente entram na mente e ficam... 


E sim... A Pedra Filosofal  tem a capacidade de me fazer sonhar...


Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.


Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.












Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário....
talvez a tua pequena decisão...

a nossa vida é feita de pequenas decisões que se transformam em grandes... por isso ... avança!

Possivelmente irá ter uma resposta minha... sim.. possivelmente vou-te responder...

E não te esqueças ... passa por cá novamente! És sempre bem vindo!